maio 21, 2024

Como homens pegam candidíase?

 

Os homens podem contrair infecções por candidíase? Quais são os sinais e sintomas da candidíase no pênis?

Resumo da Materia

O que é candidíase?

Uma infecção por candidíase é um tipo de infecção fúngica causada por um crescimento excessivo de candidíase, tipicamente da espécie Candida, em uma determinada área do corpo. Infecções por candidíase podem ocorrer em várias partes do corpo, incluindo a vagina, boca, garganta e pele.

 

Nas mulheres, o tipo mais comum de infecção por candidíase é a infecção vaginal por candidíase, que pode causar sintomas como prurido, queimadura e corrimento. Nos homens, as infecções por candidíase podem afetar os órgãos genitais e causar sintomas como prurido, vermelhidão e erupção cutânea.

 

Fatores que podem aumentar o risco de desenvolver uma infecção por candidíase incluem tomar antibióticos, ter diabetes descontrolado, ter um sistema imunológico enfraquecido, usar roupas justas ou sintéticas e ter relações sexuais com um parceiro que tenha uma infecção por candidíase.

 

As infecções por candidíase podem frequentemente ser tratadas com medicamentos antifúngicos de venda livre, tais como cremes, pomadas e supositórios. Entretanto, se a infecção for grave ou recorrente, podem ser necessários medicamentos prescritos. É importante consultar um provedor de saúde para diagnóstico e tratamento se você suspeitar que tem uma infecção por candidíase.

Homens podem pegar candidíase?

Sim, os homens também podem contrair infecções por candidíase, que podem levar a uma condição conhecida como balanite – inflamação da cabeça do pênis.

 

Infecções por candidíase nos homens são comuns porque o fungo que causa as infecções por candidíase (candida) está normalmente presente na pele, especialmente na pele úmida. Quando algum fator que contribui – como fazer sexo com um parceiro que tem uma infecção vaginal por candidíase – causa um crescimento excessivo da candida.

Leia Mais Sobre:  Como acabar com dor nas costas com toalha.

 

A balanite é mais comum em homens não circuncidados. Os sinais e sintomas da balanite podem incluir:

 

  • Pele úmida no pênis, possivelmente com áreas de uma substância espessa e branca que se acumula nas dobras cutâneas.
  • Áreas de pele branca e brilhante sobre o pênis
  • Sensibilidade na glande
  • Vermelhidão, coceira no penis

Como homens pegam candidíase?

 

Enquanto as infecções por candidíase são mais comuns nas mulheres, os homens também podem desenvolvê-las. As infecções de candidíase nos homens são causadas por um crescimento excessivo do fungo Candida, que é comumente encontrado na pele e no trato digestivo.

 

Alguns fatores comuns que podem contribuir para o desenvolvimento de infecções por candidíase nos homens incluem:

 

O uso de antibióticos: Os antibióticos podem matar as bactérias boas que mantêm a Candida sob controle, permitindo que o fungo cresça em excesso e cause uma infecção.

 

Transmissão sexual: Embora as infecções por candidíase não sejam classificadas como infecções sexualmente transmissíveis, os homens podem obtê-las ao ter relações sexuais com um parceiro que tenha uma infecção por candidíase.

 

Roupas justas: O uso de roupas justas, particularmente roupas íntimas feitas de materiais sintéticos, pode criar um ambiente quente e úmido que promove o crescimento da candidíase.

 

Sistema imunológico comprometido: Homens com sistema imunológico enfraquecido, como aqueles com HIV ou diabetes, são mais suscetíveis a infecções por candidíase.

 

Má higiene: A má higiene, particularmente a não lavagem regular da área genital, pode criar um ambiente que permite o crescimento excessivo de candidíase.

 

Se você suspeita que tem uma infecção por candidíase, é importante consultar um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento.

Leia Mais Sobre:  Hérnia de Disco - Por Que a Hérnia de Disco Causa Dor nas Pernas

 

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.