Rádio Power Strike LGBTQIA+ – Rádio LGBTQIA+ do Brasil para o Mundo

A Rádio Power Strike, com sede no Brasil, está inovando o segmento mundial. Criada em 2009, por Fernando do Vale.

Rádio Power Strike LGBTQIA+ – Rádio LGBTQIA+ do Brasil para o Mundo

A proposta almejada era, à princípio, transmitir músicas nos gêneros pop e E-music, programas e algumas matérias sobre música. Com a solidificação como veículo de informação do segmento na Internet brasileira, transcendeu esse foco e expectativa, levando a criação da redação jornalística em abril de 2013. É uma emissora com vários projetos de sucesso interligados.

A redação jornalística na época foi criada por um graduando do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Fernando do Vale através das disciplinas Teorias da Comunicação, Sociologia, Técnicas de Comunicação Dirigida e Metodologia da Ciência, obteve parâmetros para a produção contribuindo para o desenvolvimento do projeto.

Rapidamente a equipe foi formada por graduandos e jornalistas já formados no Brasil e em outros países, unindo profissionais como redatores e correspondentes. Em países latinos e nos EUA o alcance sempre foi forte, mas vale salientar o Sudeste Asiático que também participou com o correspondente Komsan Suwanpradit, de Bangkok – Tailândia.

O que antes em um meio de comunicação como Web Rádio, era visto em seu conteúdo apenas: matérias sobre música; notícias LGBTQIA+ (cultura queer); entrevistas; divulgação de eventos; podcast; a Rádio Power Strike foi a pioneira em redação jornalística no segmento Web Rádio LGBTQIA+ saindo da “bolha Brasil” com um conteúdo amplo e único.

O conteúdo do site é amplo, com atualizações diárias alcança vários segmentos. A programação 24h no ar destaca o melhor da música eletrônica e pop.

Destaque além da programação e conteúdo jornalístico do site, o canal no YouTube com apresentações, narrações e conteúdo em inglês é inovador.

Rádio Power Strike LGBTQIA+ - Rádio LGBTQIA+ do Brasil para o Mundo 2

Ouvir a Rádio → www.radiopowerstrike.com

Nome

O nome Power Strike é polissêmico. A palavra “power” vem do inglês que significa poder, se referindo ao poder da música e da notícia. Já a lexia “strike”, é uma alusão ao boliche, com a derrubada de todos os pinos de uma só vez chama de strike. Porém, o sentido de Power Strike com o termo Rádio na frente, possui ligação com a proposta de radiojornalismo na Internet, a chamada webradio que utiliza transmissão via streaming.

Particularidades

O programa Impacto Music apresentado por Fernando do Vale, foi o primeiro programa gay, a ser transmitido ao vivo do nordeste e o primeiro em outra rádio do segmento fora do

Brasil, na Argentina, pela AGRadio (primeira Web Rádio Gay a ser criada na América Latina).

Fernando do Vale inovou o formato do programa, (primeiro programa do segmento Web Radio LGBTQIA+ no Brasil que saiu do streaming em áudio para vídeo), trouxe Luis Ribeiro (Hair Stylist e Makeup Artist) do Studio Luis Coiffeur, participando do programa abordando o tema Vaidade Masculina e Dicas de Beleza. As diversas participações teve como inovações podcasts e vídeos, este último foi o precursor no segmento com o “Antes e Depois” e abordagens temáticas não vista antes.

Responsável pelas receitas na seção Culinária, o Chefe de Cozinha Maurício Bachega, foi o pioneiro destacando a gastronomia brasileira.

Rádio Power Strike LGBTQIA+ - Rádio LGBTQIA+ do Brasil para o Mundo 3

Lutar contra atos de repressão e discriminação à orientação sexual das pessoas, trazendo ao conhecimento da sociedade e orientando sobre os seus direitos, proporcionou a interação com os ouvintes e leitores.

A Rádio Power Strike seguindo o pioneirismo em seus projetos, criou duas campanhas online: “Sou Gay, Sou Feliz” e “#BrasilsemLGBTfobia”, ambas com a participação dos internautas que enviaram imagens com a descrição das campanhas.

Espaço para igrejas inclusivas na programação, transmissão ao vivo direto da celebração na igreja e programas com músicas gospel remixadas, foi mais uma inovação. Representatividade da sigla LGBTQIA+ no comando de programas acompanha a emissora em todas as fases.

Do Brasil para o Mundo

Na pandemia em 2021, a Rádio Power Strike deu início ao novo formato. O idioma principal no website e plataformas mobiles passam a ser o inglês, vinhetas produzidas em estúdio profissional nos EUA, a Identidade Visual única é fortemente explorada e novos projetos inovadores estão sendo preparados com divulgação oficial gradativamente em 2022.

Orgulhosamente temos uma web rádio LGBTQIA+ do Brasil que é sucesso internacional Radio Power Strike – The Innovation of Music!

 

4.8/5 - (184 votes)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.