janeiro 25, 2023
Romantismo

O Romantismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII e se estendeu até meados do século XIX. 

Ele teve como principais características o individualismo, a subjetividade, a exaltação da natureza e dos sentimentos. 

Neste artigo, vamos abordar as principais características do Romantismo e alguns dos seus representantes mais importantes.

Autores do Romantismo

Romantismo

O Romantismo foi um movimento intelectual e artístico que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu por todo o século XIX. 

Seus principais representantes foram os poetas e romancistas William Blake, Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron, Percy Bysshe Shelley e John Keats, entre outros.

O Romantismo teve início com a publicação, em 1798, do poema An Essay on Mind, de Coleridge, e do livro Lyrical Ballads, de Wordsworth. 

Esse marco foi importante porque marcou o início da reação contra o Neoclassicismo dominante na época. 

Os poetas românticos defendiam a liberdade criativa e a expressão dos sentimentos pessoais contra os rigores acadêmicos do Neoclassicismo.

Os poemas românticos têm como temáticas principais o amor, a natureza, a morte e o mistério. 

Eles são caracterizados pelo uso de metáforas e imagens poéticas que buscam despertar nas pessoas sentimentos de emoção e nostalgia.

Além dos poemas, o Romantismo também se manifestou nos campos da prosa (nos contos de fadas), da pintura (na paisagem) e da música (no lied).

O romantismo de hoje em dia e você passar cantadas para o crush , e algumas boas cantadas para você passar e cantadas fofas

Características do Romantismo

Romantismo 1

O Romantismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu até meados do século XIX. 

Ele se opunha aos ideais racionais e objetivos da Revolução Francesa e defendia a liberdade individual, a subjetividade e o sentimento. 

Os românticos exaltavam a natureza, o amor, a fantasia e o mistério. 

A literatura romântica é marcada pelo uso de metáforas, comparações poéticas e pelo recurso às imagens da natureza.

Fases do Romantismo

O Romantismo foi um movimento intelectual, artístico e literário que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu até meados do século XIX. 

Ele foi caracterizado pelo individualismo, o interesse na natureza e nas emoções, o cultivo da imaginação e da criatividade e uma maior liberdade de expressão.

No campo da literatura, o Romantismo teve como principais representantes os poetas William Blake, Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron, Percy Bysshe Shelley e John Keats, entre outros. Já nas artes plásticas, alguns dos mais importantes nomes foram os pintores William Turner e John Constable.

No Brasil, o Romantismo também teve seu espaço e alguns dos seus principais representantes foram os escritores Manuel Antônio de Almeida, Castro Alves, Gonçalves Dias e José de Alencar.

Contexto histórico do Romantismo

O Romantismo foi um movimento artístico, literário e musical que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu pelo século XIX. 

Foi um período de intensa criatividade, marcado por uma nova abordagem da arte e da literatura, que privilegiava a expressão individual e o sentimento em detrimento da forma.

O Romantismo teve início na Alemanha, com os poetas Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller, cujas obras apresentavam temáticas românticas, como o amor platônico, a morte e a natureza. 

A partir da Alemanha, o movimento se espalhou para outros países europeus, como a Inglaterra, a França e a Rússia.

No campo da música, o compositor austríaco Franz Schubert é considerado um dos precursores do Romantismo. 

Suas obras apresentavam uma expressividade sentimental que marcou uma ruptura com o estilo clássico. 

Outros importantes compositores românticos foram Ludwig van Beethoven, Frederic Chopin e Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

Na pintura, os artistas românticos buscaram retratar os sentimentos humanos de forma intensa e expressiva. 

O quadro “The Hay Wain”, do pintor inglês John Constable, é um exemplo dessa tendência. 

O paisagista Caspar David Friedrich também se destacou nesse campo, com suas pinturas de cenários naturais marcados pela solidez das formas geométricas.

O Romantismo foi um período rico em criações artísticas que marcaram profundamente a cultura europeia do século XIX.

4.8/5 - (299 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.