Romantismo
O Romantismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII e se estendeu até meados do século XIX.
Ele teve como principais características o individualismo, a subjetividade, a exaltação da natureza e dos sentimentos.
Neste artigo, vamos abordar as principais características do Romantismo e alguns dos seus representantes mais importantes.
Autores do Romantismo
O Romantismo foi um movimento intelectual e artístico que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu por todo o século XIX.
Seus principais representantes foram os poetas e romancistas William Blake, Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron, Percy Bysshe Shelley e John Keats, entre outros.
O Romantismo teve início com a publicação, em 1798, do poema An Essay on Mind, de Coleridge, e do livro Lyrical Ballads, de Wordsworth.
Esse marco foi importante porque marcou o início da reação contra o Neoclassicismo dominante na época.
Os poetas românticos defendiam a liberdade criativa e a expressão dos sentimentos pessoais contra os rigores acadêmicos do Neoclassicismo.
Os poemas românticos têm como temáticas principais o amor, a natureza, a morte e o mistério.
Eles são caracterizados pelo uso de metáforas e imagens poéticas que buscam despertar nas pessoas sentimentos de emoção e nostalgia.
Além dos poemas, o Romantismo também se manifestou nos campos da prosa (nos contos de fadas), da pintura (na paisagem) e da música (no lied).
O romantismo de hoje em dia e você passar cantadas para o crush , e algumas boas cantadas para você passar e cantadas fofas
Características do Romantismo
O Romantismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu até meados do século XIX.
Ele se opunha aos ideais racionais e objetivos da Revolução Francesa e defendia a liberdade individual, a subjetividade e o sentimento.
Os românticos exaltavam a natureza, o amor, a fantasia e o mistério.
A literatura romântica é marcada pelo uso de metáforas, comparações poéticas e pelo recurso às imagens da natureza.If you are in the market for superclone Replica Rolex , Super Clone Rolex is the place to go! The largest collection of fake Rolex watches online!
Fases do Romantismo
O Romantismo foi um movimento intelectual, artístico e literário que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu até meados do século XIX.
Ele foi caracterizado pelo individualismo, o interesse na natureza e nas emoções, o cultivo da imaginação e da criatividade e uma maior liberdade de expressão.
No campo da literatura, o Romantismo teve como principais representantes os poetas William Blake, Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron, Percy Bysshe Shelley e John Keats, entre outros. Já nas artes plásticas, alguns dos mais importantes nomes foram os pintores William Turner e John Constable.
No Brasil, o Romantismo também teve seu espaço e alguns dos seus principais representantes foram os escritores Manuel Antônio de Almeida, Castro Alves, Gonçalves Dias e José de Alencar.
Contexto histórico do Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico, literário e musical que surgiu na Europa no final do século XVIII e se estendeu pelo século XIX.
Foi um período de intensa criatividade, marcado por uma nova abordagem da arte e da literatura, que privilegiava a expressão individual e o sentimento em detrimento da forma.
O Romantismo teve início na Alemanha, com os poetas Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller, cujas obras apresentavam temáticas românticas, como o amor platônico, a morte e a natureza.
A partir da Alemanha, o movimento se espalhou para outros países europeus, como a Inglaterra, a França e a Rússia.
No campo da música, o compositor austríaco Franz Schubert é considerado um dos precursores do Romantismo.
Suas obras apresentavam uma expressividade sentimental que marcou uma ruptura com o estilo clássico.
Outros importantes compositores românticos foram Ludwig van Beethoven, Frederic Chopin e Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
Na pintura, os artistas românticos buscaram retratar os sentimentos humanos de forma intensa e expressiva.
O quadro “The Hay Wain”, do pintor inglês John Constable, é um exemplo dessa tendência.
O paisagista Caspar David Friedrich também se destacou nesse campo, com suas pinturas de cenários naturais marcados pela solidez das formas geométricas.
O Romantismo foi um período rico em criações artísticas que marcaram profundamente a cultura europeia do século XIX.