junho 15, 2024

Sofre com TPM? Esses 7 ALIMENTOS PODEM AJUDAR MUITO

Sofre com TPM? Esses 7 ALIMENTOS PODEM AJUDAR MUITO 1

Olá tudo bom? Hoje eu vou passar para você 7 alimentos
contra a TPM. Se você sofre de tensão pré-menstrual,
ou a sua esposa, sua amiga, sua filha, assiste esse vídeo até o final porque vão ser alimentos
muito interessantes e fáceis de colocar no dia a dia. Será que o chocolate está entre eles? Será que ele ajuda ou atrapalha? Fica comigo até o final que eu vou responder
tudo isso agora. Antes de mais nada, se você é novo por aqui,
aproveita e se inscreve no canal, ative o sininho para receber as notificações, porque
aqui tem vídeo novo todo dia e eu sei que você não vai querer perder. Vamos começar nossa lista então. A TPM, realmente é muito complicada, muitas
mulheres sofrem de TPM, a TPM pode ser debilitante para algumas mulheres, atrapalha até o rendimento
nos esportes, o rendimento no trabalho, atrapalha os relacionamentos pessoais, porque às vezes
a mulher fica mais irritada, mais sensível, mais chorona, o que é normal, não é frescura. A mulher fica mais inchada, com retenção
de líquido, mal humorada, e isso é muito ruim mesmo, para quem passa por isso, então
eu separei esses 7 alimentos para te ajudar, ao máximo, a diminuir a TPM. O primeiro deles é o iogurte natural desnatado,
ou aquele iogurte branco, sem sabor. Por que eu falo eu do iogurte branco? Porque, na verdade, quanto menos ingredientes
tiver no seu iogurte, melhor para a sua saúde. Então, o ideal é que o iogurte realmente
tenha só o leite, reconstituído ou não, e os fermentos lácteos. Se você bota um iogurte que tenha açúcar,
que tenha corante, conservante, flavorizante, você já está botando muitos aditivos químicos
e piorando um produto que era para ser legal e contribuir para a sua saúde. Então, o iogurte desnatado ele vai te ajudar
porque ele é uma grande fonte de cálcio e vitamina D, e esses 2 nutrientes, comprovadamente,
ajudam a diminuir a TPM. Então, outras fontes de cálcio e vitamina
D, magras, também são interessantes, como por exemplo: o queijo cottage é uma boa fonte,
a ricota e o próprio kefir feito em casa, o kefir tem inúmeros benefícios, é super
barato e é uma ótima adição para quem sofre de TPM. Outro alimento que é super legal e baratinho,
bem fácil de você incorporar no seu dia a dia, são as sementes de abóbora. A semente de abóbora ela é super rica em
zinco, que age como se fosse um antidepressivo natural, ele é muito bom para o nosso cérebro,
para o nosso sistema nervoso central, principalmente na parte das emoções. Então, adicionar a semente de abóbora pode
te ajudar demais na TPM, principalmente se você tem sintomas mais emocionais. Têm pessoas que têm sintomas mais físicos
de inchaço, dor abdominal, constipação ou diarreia, tem mulheres que sofrem mais
com os sintomas emocionais e psicológicos. Para esse grupo, especificamente, o zinco
pode ajudar bastante. Outro alimento bem interessante, que as pessoas
às vezes não sabem que pode ajudar bastante no combate à TPM, é o abacate, porque ele
é riquíssimo em gorduras saudáveis, monoinsaturadas, riquíssimo em antioxidantes, e ele age combatendo
realmente essa questão da inflamação, essa questão do processo mais inflamatório, que
ocorre durante a TPM de uma maneira geral, principalmente de cólica, de dor abdominal. Então, se você costuma sofrer com isso,
consumir o abacate pode te ajudar também. Tem alguns alimentos que você deve evitar,
eu vou dar uma dica dessas no final, essas dicas no final, vou separar para você, parar
te ajudar também o que você não deve consumir na TPM. Mas, voltando para a nossa lista, de outro
alimento, na verdade um chá, agora, que você pode consumir, é o nosso velho chá de camomila. A vovó tinha razão: o chá de camomila realmente
ajuda a combater a ansiedade, o estresse, algumas mulheres têm um comportamento mais
estressado, mais agressivo durante a TPM, algumas, mais depressivo. Então ele ajuda dar uma sedada, uma acalmada
nesse comportamento exacerbadamente estressado, e é uma boa opção, inclusive, para você
tomar antes de dormir, se você está com dificuldade de pegar no sono, está muito
ansiosa, muito agitada na TPM, o chá de camomila realmente pode te ajudar, mas aí lembra,
está, de não botar açúcar, não botar adoçante. Quando a gente fala, sempre, dos benefícios
do chá, é para a gente tomar o chá natural mesmo, fazer a infusão e tomar somente a
infusão. Porque quando a gente adiciona açúcar, a
gente está aumentando o índice glicêmico, não é interessante, e o adoçante, esses
compostos químicos acabam prejudicando, enfim, que você consiga extrair todos os benefícios
das infusões. Então, um chazinho de camomila já é doce
naturalmente, né, nem precisa adoçar mesmo, pode ser uma ótima opção para te ajudar
a combater a TPM, também. Outro alimento é o chocolate escuro, na verdade
o cacau, o chocolate meio amargo né, que tem uma maior concentração de cacau. É uma boa opção para você consumir porque
ele tem uma quantidade elevada de triptofano, que consegue no nosso organismo, passar pela
barreira hematoencefálica do cérebro e se converter em serotonina, que faz com que você
tenha uma maior sensação de bem-estar, de prazer, de tranquilidade, te acalma. Então, é sempre importante saber escolher
um bom chocolate, por favor, não vai tomar, comer aquele chocolate lotado de açúcar,
de gordura ruim. Eu tenho um vídeo, inclusive, falando de
qual é o melhor chocolate para consumir, e se você estiver querendo introduzir o chocolate
na sua dieta, por conta da TPM, sugiro que você assista esse vídeo, para você escolher
o melhor chocolate, mas sempre, pelo menos, 70% de cacau, está bom? Para que você tenha uma menor proporção
de açúcar, e consiga realmente os benefícios do cacau, que você vai ter com essa questão
da TPM e o aumento da serotonina através de triptofano. Outro alimento interessante são as castanhas
de caju, as castanhas do pará, que são muito ricas em magnésio. Alguns estudos já viram que os níveis de
magnésio flutuam durante a TPM, às vezes aumentam, às vezes abaixam. E você consumir os alimentos-fontes de magnésio
são muito interessantes, principalmente porque o magnésio está super relacionado a dor
de cabeça, enxaqueca, que muitas mulheres sentem na TPM, e essas questões de alteração
de humor também. Então, com certeza, pode ser uma ótima adição,
você pode adicionar na salada, se você quiser uma coisa mais salgada, mas ele vai super
bem naquele iogurte que eu dei como dica, na salada de fruta, é bem versátil, né,
às vezes até como um petisco no meio da tarde. Então lembra: a castanha de caju ou castanha
do pará pode te ajudar demais na TPM, também. E, o sétimo alimento, que é um alimento
super legal, é a banana. A banana é uma fonte bem interessante de
triptofano, que vai se converter, vai virar serotonina, na verdade, lá dentro do seu
cérebro, atravessando a barreira hematoencefálica, mas a banana também é super rica em potássio,
e muitas mulheres sofrem de inchaço, dor abdominal, né, aquele retenção de líquido
durante esse período pré-menstrual. E o potássio ajuda a excretar o excesso de
sódio, com ele o excesso de líquido, de água, ajuda a dar uma equilibrada nesses
fluidos do nosso organismo, então a banana, tanto pelo triptofano, quanto pelo potássio,
é ótima para ser utilizada nesse período de tensão pré-menstrual. Você percebeu que tem alguns alimentos um
pouco calóricos na nossa lista: o abacate, as castanhas, o chocolate, a própria banana,
então não é porque o alimento faz bem, que você vai consumir 5 bananas, 1 tablete
inteiro de chocolate, 1 pacote de castanha. O ideal é que você introduza esses alimentos
na sua alimentação de uma forma consciente, espalhado ao longo do dia, para que você
consiga os benefícios deles, sem ganhar peso. Porque senão, você vai passar a não ter
TPM, mas vai ganhar peso, e aí não vai dar certo, não é isso que você quer e nem que
eu quero, então sempre como eu digo para vocês: o caminho do meio, equilíbrio, e
vamos ter uma alimentação saudável e equilibrada, sem exageros nem para mais, nem para menos. Agora 2 dicas de alimentos que você deve
ter cuidado na TPM, porque algumas mulheres falam: “ai, estou na TPM, estou com uma
vontade louca de comer doce.” E aí, come realmente muito açúcar, muito
doce, sobremesa, brigadeiro, tem que ter muito cuidado porque, além da questão do peso,
de engordar, esse açúcar simples em excesso, vai fazer com que você secrete uma quantidade
muito grande de insulina para dar conta desse açúcar sair da corrente sanguínea e entrar
na célula. E, em muitos casos, você acaba tendo o que
a gente chama de hipoglicemia de rebote, porque você tinha uma quantidade muito grande de
açúcar, que entrou para dentro da corrente sanguínea, seu cérebro achou aquilo muito
estranho, para cobrir aquela quantidade grande de açúcar, ele manda o secretar insulina,
e ele continua mandando. Acaba que, muitas vezes, ele secreta mais
insulina do que precisava, e você acaba ficando com hipoglicemia, com o açúcar do sangue
baixo, o que vai te deixar irritada, mal-humorada, com fome e passando mal, com dor de cabeça,
tudo que você não quer. Então, na TPM, por incrível que pareça,
manere nos doces, manera no açúcar simples, no pão branco, na farinha branca, no macarrão
branco, no arroz branco. Tenta consumir os carboidratos, sim, de forma
complexa: o arroz integral, quinoa, batata-doce. Inclusive, tem umas receitas bem legais que
eu botei aqui para vocês, de brigadeiro fit, bolos fit, que vão ser bolos mais saudáveis,
mas nutricionalmente equilibrados, com mais nutrientes, que são boas opções para você
consumir na TPM, então vou deixar o link, aqui embaixo na descrição para você, para
te ajudar, a descrição você sabe onde é que fica: é aquela setinha para baixo, que
está do lado do nome do vídeo, aqui embaixo de onde eu estou falando. Então clica lá, vai abrir uma aba, eu vou
botar a receita desses doces mais saudáveis, para te ajudar na TPM. E outra dica é com relação ao café e à
cafeína, de uma maneira geral. A cafeína é excitatória, ela estimula muito
o sistema nervoso central, se você sofre de TPM, você está numa fase agitada, irritada,
mal-humorada, e você não vai querer nada que te estimule a mais. Então, cuidado com café em excesso, com
chá preto, com chá verde. Cuidado com refrigerante à base de cola,
mate, porque todos eles, em excesso, podem contribuir para essa super excitação do
sistema nervoso central e te deixar mais mal-humorada e irritada. Eu não estou falando para você não tomar
o seu cafezinho de manhã, não é isso, são aquelas pessoas que tomam café de manhã,
café no meio da manhã, depois do almoço, à tarde, antes de malhar, até à noite. Então, se você é dessas, cuidado, troca
por um chá de camomila, como eu te falei, chá de erva-doce, tem uns chás que acalmam
e relaxam mais, talvez seja mais interessante para você nesses momentos. E você, agora conta para mim aqui nos comentários:
você também sofre de TPM, sua esposa, sua filha? Quem você conhece que sofre? E se você sofre, o que que você faz para
melhorar a TPM? Vamos tentar fazer essa corrente do bem aqui,
um ajudar o outro, conta o que que você faz para melhorar a TPM, que dá certo para você,
quem sabe pode ajudar mais alguém também. Se você conhece alguém que sofre de TPM,
compartilha esse vídeo, porque realmente pode ser muito desgastante, e quem sabe pode
ajudar um pouquinho mais essa pessoa, também. Deixa a curtida no vídeo, isso é super importante
para mim. E, se você é novo por aqui, aproveita e
se inscreve agora no canal, ativa o sininho para receber as notificações, porque eu
tenho vários vídeos legais todos os dias: dos benefícios dos alimentos, o que engorda,
o que emagrece, chás, sucos, receitas, muita coisa legal; Até a próxima, tchau, tchau.

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