junho 15, 2024

CÓLICA MENSTRUAL: UM TUTORIAL

CÓLICA MENSTRUAL: UM TUTORIAL 1

ARFF *suspiro de dor*
– Jovem, que esta começando a menstruar agora deixa a titia te dar umas dicas é o seguinte: cada, cada pessoa cada menstruação vem de um jeito, entendeu? tem umas pessoas que menstruam como se nada tivesse acontecendo tem outras pessoas que quando vão menstruar a sensação é de que a morte está próxima Se você é essa pessoa, que antes de ficar menstruada Err… Uff! Então eu vou te falar umas coisas que ajudam Porque, assim, você vai ter que passar por esse momento. É o seu corpo falando… – “Oi! Estou aqui! Vamos passar por este ciclo juntos!””, sabe? Não adianta você odiar o seu corpo.
Você tem que cooperar com ele Então, aqui estão algumas dicas

Dica número 1:
Se o seu útero tá se comportando como se ele
quisesse sair do seu corpo usando espadas, um bom jeito de fazer ele ficar mais calmo é aquecê-lo Então, toma um “banhozinho” quente. Primeiro que, quando você vai menstruar, Você fica muito com a sensação de que na verdade você está com uma caganeira Então, se você tá quase menstruando, provavelmente você vai sentir uma de fazer um cocô Aí você faz esse cocô, saiu do cocô, já cai no banho Banho quentinho Isso tudo se der, né. Porque às vezes a gente menstrua numas horas que não dá pra fazer banho quentinho e se vestir confortavelmente.
Às vezes você tem que… sei lá. Ir para o trabalho Aí, você toma uma banho quentinho, bota uma roupa confortável e aí você esquenta umas águas Aí, esquentou a água…
porque você vai fazer um Escalda Pés Seu Escalda Pé.
O escalda pé, dica de Bruna… Bruna, obrigada! O escalda pé é o seguinte,
err… Eu não sei o que é que ele faz, o escalda pé, mas a medicina chinesa deve ter alguma coisa para falar sobre isso Mas… err.. Salva vidas, o escalda pés A temperatura da água para você mergulhar o pé é o QUASE insuportável Você sabe que tá bom, se você tá .. quase queimando o seu pé.
MAS NÃO QUEIMA O PÉ!! Pelo amor de Deus!!
“Ah, a Jout Jout fez eu ter uma…” “… uma queimadura de 5º grau…” (Não sei se vai até isso )
“…De muitos graus, no pé” Não foi isso o que eu quis que você fizesse, entendeu? Você também é responsável pelas suas ações. É quente de um jeito que você bota o pé e fala: “Ai! Ai! Ai!”
“Aiaiaiaia!” Mas consegue. Se você botou o pé e tá saindo a sua pele, não é isso que é pra fazer, tá me entendendo? Mostra ele de novo.
Então, assim, oh! “Aiaiaiaia!” “Aiaiaiaia!”
Aí, fica fazendo assim, que uma hora vai. Outra dica: Essa água que você está esquentando pra botar o escalda pé, já aproveita e bota uma bolsa que eu não sei como vai ser a sua bolsa de água quente, mas a minha é essa porque é a que tinha na farmácia na urgência… bota um paninho em volta.
Aí você vai fazendo uma gradação de paninho Você vai fazer assim oh…
Vai envolver no paninho Aí você envolve várias vezes. Aí, bota, tá gostoso, aí
“hum, agora já não tô nem mais sentindo quentinho” Aí, tira uma envolvura Aí, “Hum, tá ótimo. Ah, parou de ficar quentinho”.
Aí tira mais uma envolvura Aí, vai ter uma hora que vai embora o paninho,
aí você bota só em cima da calça Que eu acho que essa é a hora agora Aí, de repente a gente coloca um paninho só aqui assim… Aí, depois quando ficar… pra dentro da calça não tá mais tão quentinho, bota pra dentro da calça em cima da calcinha, entendeu?
Vai evoluindo no… vai “desevoluindo”, na verdade no nível de cobertura da bolsa térmica
(arrasei nessa frase!) Então, você.. olha… olha que coisa gostosa. Você tá ali com o pé no escalda pés Aqui tá quentinho… é como se você estivesse no céu! Tanto é que, quando você sai dessas condições, porque… “ah, esfriou o escalda pé, tem que esquendar mais água” “ah, esfriou o negócio tem que esquentar mais uma bolsa” Volta tudo de novo! Parece que é tipo… como se estivesse num estado de dormência, tipo… “Nossa, o meu corpo está OK! Tá dando para respirar!” Aí quando você sai dessas circunstâncias, seu corpo começa a falhar de novo Você fica *Arght*
A tendência, quando a gente tá com cólica monstruosa é você se encolher Você vai para uma posição fetal e acredita que aquilo vai resolver o problema Talvez não resolva, mas uma coisa que o mundo da Yoga diz é que encolher não é a boa,
a boa é esticar Então, faz lá a posição lá da borboleta, sabe? Perninha assim, dobradinha, esticada Dá uma esticada nessa coluna.
Porque é bom dar uma esticada no útero Porque o útero tá assim… você faz tipo assim…
eu não sei, na verdade eu não sei se é isso o que acontece mas a sensação é que é isso o que acontece Porque, eu me sinto fraca quando eu tomo um remédio de cólica, às vezes… eu… sabe quando você vai parir? Não sei porque eu nunca pari, mas dizem que quando você vai parir Você falar assim:
“Eu vou parir em casa! Parto natural! Foda-se!” E aí, quando você está no meio da “parição”, você fala: “ME BOTA UMA PERIDURAL!!!”
” INJETA!!!” Essa é a sensação quando você está com cólica. Você fala: “eu não vou tomar remédio dessa vez” E aí daqui… dalí a 3 minutos você está aos berros, quase vomitando de dor e fala: “Alguém injeta remédios em mim! Só injeta. Eu não vou reclamar” Mas se você quer lutar contra o diabetes para não ficar todo mês tomando remédio: Escalda pés, isso aqui e aí, procura os vídeozinhos de Yoga, eu faço isso às vezes Bota: “Posição de Yoga para Cólica Menstrual” Super tem no Youtube
O que não tem no Youtube, não é mesmo? Err.. outra coisa: se você tiver tempo e psicológico para isso Tenta curtir a dor. Não curtir do tipo “Yesss, que dor!!” Mas tipo, vive essa dor, sabe? Teve um mês que eu fiz isso E foi interessante essa.. essa experiência, porque eu tava tipo… … posição de borboleta. E aí, eu coloquei uma música… que é essa música aqui… que assim, faz você entrar no mundo da dor
como nenhuma outra música faz O nome da música é: Lacrimosa
_Lacrimoça_ *entonando diferente, como estrangeira* de Wolfgang Amadeus Mozart Sabe Mozart? É ele!
É assim a música: *som instrumental, música clássica
Mozart – Lacrimosa* *Entrada do canto lírico e coro melancólico,
som instrumental,* *intensidade melancólica crescendo * Mozart sabia o que estava fazendo.
Mozart entendia muito do mundo feminino Ele com certeza fez essa música para as pessoas passarem pela fase da cólica menstrual Se a cólica fosse uma música,
eu acho que seria essa música Uma coisa que vai crescente, sabe?
“AARRHH” *imitando o coro ganhando intensidade* AAARRHH AAARHHHH
AARRHHH AAAAAAARRRRHHH Lacrimosa é a cólica em forma de música, então, você entra nessa mesma frequência, ajuda Se você não estiver urrando de dor,
é bom comer. Come um… come.. faz um brigadeiro…
Nossa, eu fazia muito isso na adolescência! Faz o brigadeiro, coloca numa tigela Coloca a tigela do brigadeiro quente em cima da barriga Com um paninho! Não vai queimar a barriga! Bota em cima da barriga, aí já tem aquele prazer… er… no ventre E aí tem o prazer oral de comer o brigadeiro, entendeu?
Tudo acontecendo ao mesmo tempo ótimo, bota uma série…
não coma comidas pesaVdas Toma uma sopa, sabe?
Não come uma feijoada no dia que você tá menstruada Ah! Bebe bastante água! Se entope de água. Bebe muita água
Água o tempo inteiro Tem também o chá. Chá de camomila é bom Cerque-se de pessoas que te amam… e que você ama. Porque é um momento difícil e talvez você seja um pouco grosseira isso é importante. Porque é importante você cultivar as relações… Aiiii
*gemendo em dor* Ah, é! Se você está sentindo dor, tá com vontade de gritar, grita! Por que não gritar? Deixa o seu corpo ser do jeito que ele quer ser Porque quando eu tomava pílula, sabe? Não tinha esse problema A cólica era um troço que durava 10 segundos
e era só tipo: “ai ai ai que incômodo” Agora que eu resolvi deixar o meu corpo ser só do jeito que ele quer ser eu não tomo pílula nem nada…
tem esses lados negativos, assim… a pele vira um monstro, er…
a cólica vira um monstro tem várias coisas de dentro de você vira um monstro mas assim… *tsc* tem outras coisas _ótimas_ *engasgo de dor ao falar* é porque na hora… na hora de… na hora que você está com cólica, você esquece porque você parou de tomar pílula Aí você faz essas medidas. Essa menstruação de agora que eu tá acontecendo nesse momento eu não tomei… eu não tomei remédio tô aqui… só nos cuidados… _naturais._ *engasgo de dor ao falar* Tá, jovem! Ou adulto também, porque metade dessas coisas eu aprendi depois de grande já ou senão toma um remedinho.
Ninguém vai te julgar também *VINHETA LEVE DE ENCERRAMENTO* Agora, se você tá tipo, indo para a escola ou pra o trabalho e aí começa a descer o demônio na tua barriga… no teu ventre… …aí é foda, né
tem esses dias também Eu já fui rebocada da escola uma vez [CAIO] KKKK rebocada!
[JOUT] Rebocada! Fui rebocada! *Caio segue rindo*
[JOUT]: Começou a cólica, eu falei… “Eu não vou conseguir descer essa escada, professora. Alguém vai ter que me levar” Mas aí, eu tive que descer porque obviamente ninguém ia me levar até lá embaixo e eu fui me arrastando na escada e aí, eu fui pra casa e eu só… eu só chorei. Eu lembro… eu lembro, assim…
Eu lembro com clareza daquele dia E você que não menstrua, que tá do lado de uma pessoa que menstrua seja compreensivo, por favor.
Porque… Ajuda… ajuda.. Ajuda a encher o troço de água quente.
O meu negócio já esfriou inclusive… *Caio ri*
[JOUT]: Tá, Caio?! Uma dica..

4.8/5 - (170 votes)